+ 351 279 254 254 santamoncorvo@gmail.com

“ Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência. “

Karl Marx

AÇÃO SOCIAL

A ERPI é uma Resposta Social desenvolvida em alojamento colectivo, de utilização temporária ou permanente, em que é prestado apoio psicossocial e cuidados médicos e de enfermagem. Tem capacidade para 21 idosos de ambos os sexos, ou outras pessoas em situação de maior risco de perda de autonomia que, por opção própria, ou por inexistência de retaguarda social, pretendem integração em estrutura residencial.

O Centro de Dia é uma resposta social, desenvolvida em equipamento, destinada a pessoas idosas de ambos os sexos, que proporciona, diariamente, em horário diurno, um conjunto diversificado de serviços e atividades que contribuem para a manutenção do idoso no seu meio habitual de vida, visando a promoção da autonomia, prevenção de situações de dependência ou seu agravamento, fomentando o bem-estar geral e o equilíbrio psico-afectivo do utente, e de apoio à respetiva família.

O Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) anterior Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas mais carenciadas aprovado, pela Portaria n.º 190-B/2016, de 26 de junho, alterada pela Portaria n.º 51/2017, de 2 de fevereiro, pretende ser um instrumento de combate à pobreza e à exclusão social em Portugal. O Programa visa, com a sua atividade, diminuir as situações de vulnerabilidade que colocam em risco a integração das pessoas e dos agregados familiares mais frágeis, reforçando as respostas das políticas públicas existentes.

No âmbito das medidas 1.1. do PO APMC é elegível a distribuição de géneros alimentares e/ou de bens de primeira necessidade a indivíduos e/ou as famílias que se encontrem em situação de carência económica. No âmbito da Tipologia de Operações 1.2 é ainda elegível o desenvolvimento de ações de acompanhamento que permitam capacitar as famílias e ou as pessoas mais carenciadas na seleção dos géneros alimentares e ou bens de primeira necessidade, na prevenção do desperdício e na otimização da gestão do orçamento familiar, nomeadamente através de sessões de esclarecimento e/ou de sensibilização e informação, para o efeito as Misericórdia de Vila Flor (Entidade Coordenadora e Mediadora), Carrazeda de Ansiães (Mediadora), Freixo de Espada à Cinta (Mediadora) e Torre de Moncorvo (Mediadora), desenvolveram em parceria o projeto nos territórios de âmbito de atuação de cada Instituição, com o número de destinatários finais total de 161.

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma Resposta Social, que consiste na prestação de cuidados e serviços individualizados e personalizados no domicílio quando, por motivo de doença, deficiência, idade, ou outro impedimento, as pessoas não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades da vida diária, emocionais e/ou socio-recreativas.

A Cantina Social constituiu-se como uma resposta de intervenção transitória, no âmbito do Programa de Emergência Alimentar, que assegura aos indivíduos e/ou famílias carenciadas, que não reúnam condições para armazenamento e/ou confeção de bens alimentares no domicílio, refeições diárias (almoço), destinadas ao consumo externo ou na Instituição.

O Cento e Doze Social é um Projeto parceiro entre a Santa Casa da Misericórdia de Moncorvo e o Município de Torre de Moncorvo, que consiste na execução de pequenas reparações domésticas na habitação de famílias e idosos do Concelho, em situação de vulnerabilidade e isolamento, como por exemplo, arranjos de canalização, arranjo de pequenas avarias elétricas, arranjo de portas ou janelas, entre outros. A iniciativa, promovida pelo Município de Torre de Moncorvo e Santa Casa da Misericórdia, visa assim o bem-estar da população em geral, procurando minimizar os efeitos negativos do isolamento e centralização dos serviços

CLDS Moncorvo 3G tem como objetivo promover a inclusão social dos cidadãos, através de ações que combatam a pobreza persistente e a exclusão social.

Close Menu